Fotos da Festa Junina

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"REBOLO" INCLUSÃO

"REBOLO" INCLUSÃO
Alunos e professores se ajudando com a inclusão de alunos com deficiencia

De São Paulo
Thayná (5ªB)
Vitória Anay (5ªB)
Geovanna (5ªB)
Bruno Silva (5ªB)
Thalison (4ªC)
Kethelin (4ªC)
Lidiane (7ªB)
Kaique (8ªB)
Na EMEF Francisco Rebolo temos alunos com diversas deficiências fisícas e intelectuais, e temos profissionais que trabalha com deficientes, ensinam a ler e escrever, conviver, respeitar e tratar com igualdade todos os alunos e alunas, com ou sem deficiência.
Temos os alunos com deficiencia,  o Alessandro (6ª B) e Maria de Lurdes (5ªB).
O aluno Alessandro da (6ªB) tem Paralisia Celebral (PC) classificada como Diparesia. A Paralisia Celebral é definida como lesão ou malformação do encéfalo (parte do cérebro) sem cura e permanente, mas não progressivo. A Diparesia é quando a criança tem todo o corpo afetado porém os membros inferiores (da cintura para baixo) são os mais afetados.
Alessandro 6ªB - prancha de comunicação 

A aluna Maria de Lurdes (5ªB) tem Hidrocefalia e Mielomeningocele. Hidrocefalia é, de forma genérica, acumulação de líquido no cérebro. Mielomeningocele é qualquer defeito de nascença que envolva o fechamento incompleto da coluna.
Maria de Lurdes 5ªB -montano quebra-cabeça

Existem pessoas na escola como a Natalia, profª Elisangela, profª Andreia, profª Beatriz que ajudam os alunos com deficiência. A profª Andreia (SAAI) ajuda a detectar dificuldades de  alunos intelectuais e ajudá-los a interagirem com os outros alunos(as) e no desenlvimento pedagógico. A profª Elisangela ajuda o Alessandro (6ªB) com a escrita nas materias e na leitura. A Natalia ajuda o Alessandro e outros alunos(as) deficientes físicos, na sua alimentação, saúde e tambem na sua higiene pessoal . A professora de educação física Beatriz ela faz um trabalho de ensinar a pipa com a aluna Maria de Lurdes (5ªB) e também faz atividade de volei sentado com os alunos com deficiêcia fisíca.
Para falar um pouco mais sobre como elas trabalham com esses alunos  fizemos entrevistas e elas falaram um pouco mais como ajudam e darem aulas para os alunos com deficiências fisícas e intelectuais.
A professora de Educação Física Profª. Beatriz Andrade nos concedeu uma entrevista para a repórter Lidiane:

Lidiane: boa tarde.
Beatriz:boa tarde.

Lidiane: qual é seu nome completo?

Beatriz: Beatriz Campos de Andrade

Lidiane: qual é sua idade?

Beatriz: 28 anos

Lidiane: como é dar aula para alunos com deficiência?


Beatriz:tem o lado positivo e o negativo, é muito bom,porque as crianças tem muito a contribuir com o grupo, mas  é difícil porque a gente não consegue dar a  devida atenção  para essas crianças como as vezes o grupo é muito grande acaba exigindo muito da gente no sentido de as vezes as crianças precisarem de uma atenção maior e acabam ficando sem atenção,  então as vezes é difícil combinar as duas coisas, mas é enriquecedor.

Lidiane: Você já trabalhou com outros alunos com deficiência em outras escolas?

Beatriz:Não, é a primeira experiência esta sendo aqui nessa escola

Lidiane:Você tem mais propostas de trabalho para alunos com deficiência?

Beatriz:A proposta de aula é para o grupo, e ai as tarefas que eu vou pensando as ações de didáticas, eu vou pensando na ajuda daqueles aluno que as vezes você precisa adaptar conforme a dificuldade daquele aluno mas as vezes a gente precisar  adaptar uma vivência adaptar uma forma de registro, mas a proposta é a mesma que é para que esses aluno  sejam incluídos naquele grupo que ele possa mostrar o diferente jeito que ele pensa o diferente jeito que ele é, e não que ele faça algo diferente do grupo, porque  ele tem uma deficiência então a idéia e que a proposta seja a mesma e que dentro das possibilidade dele, que ele possa fazer que esta o alcance dele.

Entrevista Profª Beatriz 
 Lidiane:Como foi dar aula para Maria de Lurdes de empinar pipas?

Beatriz:foi muito legal porque a Maria de Lurdes é muito independente e ela e uma pessoa extremamente participativa então ela e uma pessoa que as vezes não espera  que a gente de a instrução ela vai tentando ela vai criando formas dela de se movimentar  de descobrir, e assim foi gratificante porque eu vejo que ela e uma pessoa que ela não tem tanto aqui na escola colegas que brincam com ela na casa dela ela também não brinca com outras crianças então eu acho é a oportunidade para ela foi enriquecedor, por ela ter esse contato com outra crianças e ver que também brincar de algo que ela achou que não fosse possível antes.
Lidiane:Obrigado
Beatriz:De nada 

Os alunos com deficiência também utilizam a sala de informatica e o repórter Kaique entrevistou a POIE da escola:
                        
Profª Marcia (POIE) e aluno da radio Kaique
Kaique: Bom Dia!                      
Profª  Marcia: Bom dia!
Kaique: Qual seu nome completo?
Profª  Marcia: Marcia Perez Rezende Oliveros
Kaique: A idade e sua função?
Profª  Marcia:Eu tenho 47 anos e sou profª de informatica educativa
Kaique: Como a Maria de lurdes e o Alessandro se viram na sala de informatica?
Profª  Marcia:Eles as vezes contam com ajuda mas eles procuram fazer sozinhos então dentro das possibilidades deles algumas coisas eles fazem sozinhos.
Kaique: O que a senhora acha sobre alunos com deficiência na sala de informatica?
Profª  Marcia: Eu acho que a sala de informatica é um ambiente espaço muito legal para o desenvolvimento deles, a gente tem observado não só com eles 2 mais com outras crianças que tem vindo aqui que isso ta facilitando o aprendizado, de habilidades, de português, de alfabetização.
Kaique: Ta ok, obrigado!
Profª  Marcia: De nada!

A entrevista abaixo é da pessoa que ajuda os alunos com deficiência fisíca à subir ao 1° e 2° andar da escola (Elevador), na alimentação e na higiene:

Kethelin: bom dia.
Natalia:bom dia

Kethelin:Qual é seu nome completo?
Natalia:Natalia Pelicano Dias

Kethelin: Qual é a sua idade?
Natalia: 24 anos

Kethelin: Qual é sua função aqui na escola?
Natalia: Auxiliar de vida escolar

Aluna reporter Kethelin e Natalia
Kethelin: Como é cuidar dos alunos(as) com deficiência (Alessandro e Maria de Lurdes)?
Natalia: É um projeto novo aqui na escola, e em outras escolas é diferente porque antigamente não era incluído essas crianças, e estou feliz por ajudar a incluir essas crianças.

Kethelin: Fale um pouco mais sobre o seu trabalho
Natalia: O meu trabalho fica focado na alimentação, higienização e locomoção das crianças, e não inclui a parte pedagógica que fica para os estagiários do CEFAI, professora do SAAI e os professores das salas de aula.

Kethelin: por que você escolheu essa profissão?
Natalia: Na verdade não foi uma escolha foi uma necessidade de estar trabalhando mais chegou um momento que eu quis abandonar e trabalhar em outro lugar, mas eu fiquei muito envolvida com o trabalho e com as crianças, com o desenvolvimento ao ver eles interagirem com outros colegas de sala, pelo fato do envolvimento em si, eu continuei.

Kethelin: Muito obrigado
Natalia: De nada                

A escola possui uma sala especial para ajudar no desenvolvimento dos alunos com deficiência chamada SAAI (Sala de acompanhamento e apoio a inclusão) e a Profª Andreia é a responsável:


Thayná e Vitória: Bom dia!
Profª Andréia: Bom dia!

Thayná e Vitória: Qual é o seu nome completo?
Profª Andréia: Andréia Ribeiro Tavarez Pereira

Thayná e Vitória: E a idade?
Profª Andréia: 48 anos

Entrevista na SAAI 
Thayná e Vitória: Qual é sua função na escola?
Profª Andréia: Atualmente eu sou Profª da SAAI (Sala de acompanhamento e apóio a inclusão)

Thayná e Vitória: Como é cuidar de alunos com deficiência conta mais para a gente?
Profª Andréia: Antes de responder eu vou mudar uma coisinha eu não cuido o professor ª não cuida professor ajuda o aluno a aprender a desenvolver suas habilidades e eu faço isso aqui de uma forma mais individualizada a sala de aula é mais complicada para o professor com 30 alunos da atenção e fornecer assim as estratégias o que o aluno precisa aquilo que vai ser melhor para ele aprender e aqui na SAAI os grupinhos são pequenos eae fica mais fácil de eu atender individualmente cada aluno.

Thayná e Vitória: Como você faz para cuidar dessas crianças não é muito corrido?

Profª Andréia e Vitória: Não corrido não é, é até tranqüilo eles freqüentam a escola regular num período, por exemplo, os que freqüentam a escola no período da manhã eles vem na SAAI na parte da tarde eles vem 2 vezes por semana durante uma hora e meia ai eu dou uma atenção individualizada então é bem tranqüilo e é mais fácil para eles superar as dificuldades.

Thayná e Vitória: Por que a senhora escolheu esse trabalho?
Profª Andréia: Por que é um grande desafio e professores adora desafio.

Thayná e Vitória: Muito obrigado!
Profª Andréia: De nada!


Os alunos da imprensa jovem, tem uma opinião muito emocionante da professora Beatriz por fazer esses trabalho com os alunos e alunas, como a Maria de Lurdes, que mesmo sendo cadeirante empina pipa: 




nos alunos da radio  achamos  muito interessante fazer a materia, porque nos  conhecemos  mais  as  pessoas  com deficiencias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário